quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que pra gente seriam conchas do mar...

pouca quantidade na beira mar e muito dentro da terra... são os cascalhos da Ilha para a construção de casas
Sem muita explicação, encontramos pela Ilha, o que eles chamam de "minas de cascalho", algo que seria para o brasileiro como as conchinhas do mar, aqui tem tamanho maior e é bem mais rígido e resistente. Mas esses cascalhos estão em bem pouca quantidade nas areias da praia, toneladas delas estão em minas terrestres, com uso em toda a vila, para a construção das casas, para cobrir o barro do chão, numa função do que seriam nossos passeios, algo semelhante o que em alguns lugares da Bahia fazem com o coco de dendê seco. 
servem como pisos, numa comunidade com pouco recurso e onde cimento quase não existe

Ficamos pensando se essas minas não seriam sambaquis, segundo informações da internet: 


"Sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos - a própria origem tupi da palavra sambaqui significa "amontoado de conchas". Mas essas elevações também contêm ossos de mamíferos, equipamentos primitivos de pesca e até objetos de arte, num verdadeiro arquivo pré-histórico. As explicações possíveis quanto à finalidade dos sambaquis são diversas. Para alguns pesquisadores, eles seriam depósitos dos restos de alimentos, de carcaças e ossadas de animais, servindo também, não se sabe por que, como abrigo de sepulturas de humanos. Não eram utilizados como moradias, enfim."

Com a presença de moluscos, muito usado na alimentação local, esses mariscos são chamados de "Combé" e faz parte do cotidiano do trabalho dos pescadores

Em algumas ruas da ilha, combe e asfalto foram misturados para pavimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário