sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Compartilhando mensagens da Rede Mocambos

A Carta Mandinga : primeira declaração dos Direitos Humanos no mundo datada do ano 1222.
A Carta Mandinga ou " Mandinga Kalikan " parece ter sido proclamada em 1222, na posse de Sundiata Keita como imperador do Mali, pela irmandade dos caçadores. Ele mesmo pertencia a essa irmandade, Sundiata também tinha o título de “Simbo” que significa "mestre caçador ."

Esta carta é uma das primeira declaração de direitos humanos, tem uma vocação universal. A carta é citada como referência em alguns artigos legais em vigor e até serviu de modelo para as nossas constituições.


Postula o respeito pela vida humana, a liberdade individual e a solidariedade. Afirma a total oposição da irmandade de caçadores a escravidão que tinha se tornado prática comum na África Ocidental. Na verdade, a abolição da escravidão foi uma obra-prima de Sundiata Keita.
Aqui é um extrato que contém sete palavras :
  1. Respeito á vida: cada vida humana é uma vida, é verdade que uma vida parece existir antes de outra, mas uma vida não é mais antiga, mais respeitável do que uma outra vida. Assim, uma vida não vale mais do que outra vida;
  2. Reparação: Toda a vida é uma vida , qualquer dano a outra vida exige reparação, então ninguém tem direito a atacar seu vizinho sem motivo, ninguém cause dano ao seu semelhante, ninguém martirize seus semelhantes;
  3. o espírito de família e a importância da educação: Que cada um assista seu semelhante, cada qual tem que venerar seu genitor, que cada qual eduque seus filhos, que todo mundo trabalhe para assumir as necessidades de sua família;
  4. a pátria: que cada pessoa cuide da terra de seus país ( ... ) porque todo os países, toda terra que viesse desaparecer dos homens, da sua superfície irá experimentar declínio e desolação;
  5. Banir a escravidão e a fome : A fome não é uma coisa boa, a escravidão tampouco não é boa. Não há pior calamidade que essas coisas neste mundo. Enquanto temos a flecha (aljava) e arco a fome não vai matar ninguém no Mandingo, a guerra nunca mais destruirá aldeias para coletar escravos. Isto significa que ninguém agora poderá por freios na boca dos seus semelhantes para vendê-lo , ninguém vai ser batido em Mande e muito menos condenado à morte , porque ele é filho de um escravo.
  6. Rejeição a guerra: A essência da escravidão esta apagada de uma parede para outra do Mandé . Os ataques estão proibidos a partir deste dia no Mande. Que dificuldade que o atormento! Principalmente quando o prejudicado não tem nenhum recurso . O escravo não tem consideração em qualquer lugar do mundo.
  7. liberdade de agir e de falar : O homem como um indivíduo, feito de ossos e carne, medula e nervos, a pele coberta de pêlos e cabelos, come alimentos e bebidas. Mas a sua "alma", seu espírito vive com três coisas : Ver quem ele quer ver , dizer o que ele quer dizer e fazer o que ele quer fazer. Se qualquer uma dessas coisas vier a faltar na alma humana, irá certamente sofrer e se deletar. "

    Este é o juramento do Mandingo nos ouvidos do mundo todo.

    fonte: Sundiata Keita : UMA VIDA , UM DESTINO , UM IMPÉRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário