terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Oficina de Blog mobiliza associações e juventude na Ilha de Bubaque

Oficina de Blog no centro multimídia Tebenkan
 Como parte das atividades oferecidas que compuseram a Jornada de Direitos Humanos na Ilha de Bubaque, a oficina de blog, ofertada por Say Adinkra com a colaboração de Dani Nega Jeje e Natália Maria, foi uma atividade que reuniu associações comunitárias do local e incentivou a criação de 2 grupos numa perspectiva de defesa da cultura tradicional bijagós e das músicas locais.

A oficina foi permeada de muitas reflexões e debates que envolveram a comunicação comunitária, a importância de instrumentalizar os blogs com a língua local além do português, além da apropriação da ferramenta em si.
Grupo em defesa da cultura bijagós se formou durante a oficina
 Muitos desafios se colocaram, especialmente na produção de textos pelo ensino formal do país ter muitas deficiências e no acesso à internet que no centro multimídia será pago e a comunidade tem muitos problemas econômicos. Nesse sentido foram feitas muitas conversas no sentido de apoios recíprocos entre os grupos de ajuda para revisão de textos antes da publicação. Alguns grupos conseguiram avançar um pouco mais, outros, apresentaram muitas dificuldades em construir os textos, mas acredita-se que com tempo e empenho, conseguirão qualificar o espaço do blog.

Rodas para conversar, animar, sorrir, aprender e cuidar do corpo também fizeram parte da oficina

Outra importante consequência da oficina, foi dialogar sobre software livre tanto na oficina quanto em outros espaços de roda, uma vez que todas as máquinas aqui estão com o windows. Os debates sensibilizaram uma parte das pessoas e pudemos instalar, com a participação de Dani Nega Jeje, o linux em 3 máquinas, assim algumas sementes foram lançadas para que os conhecimentos e a dinâmica do Software livre se inicie e se fortaleça





Nenhum comentário:

Postar um comentário