sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Oficinas de Dança e percussão superam todas as expectativas na Ilha de Bubaque

Olhares atentos, vai começar a oficina de Dança.

Nas oficinas culturais, ministradas por Mestre Jorge Rasta e Dani jeje o processo comunicativo e interativo foi bastante fluido  por ter os elementos lúdicos, artísticos e tradicionais em jogo. As contribuições da dança e da percussão do grupo da Rede Mocambos, com forte característica yorubá, trouxeram um diálogo com as expressões banto da cultura bijagós da Ilha. 
oficina de percussão... eles já sabiam tudo...

juventude mobilizada na oficina de dança

 O resultado foi muito surpreendente, uma vez que as grandes habilidades com o corpo e com os tambores, favorecem muito a rápida apropriação de ensinamentos nesse mesmo campo. Cerca de 30 pessoas participaram na dança e 20 na percussão, montando uma pequena apresentação cultural no campo de jogos depois de 4 dias de intercâmbios entre as práticas artísticas.
Sem muito esforço do Mestre, o grupo precisou de pouco tempo pra dar show com os tambores.

Depois da apresentação  o grupo ainda solicitou por duas vezes ensaios para repetir apresentação na noite cultural na praça de Bubaque e na inauguração do Centro Multimídia. Por fim, ocorreram algumas reuniões no sentido de fortalecer a valorização da cultura tradicional frente ao turismo exploratório da ilha, assim como desenhar as possibilidades de intercâmbio para o Festival Cultural de Bubaque que ocorre no período da páscoa. As expectativas de continuidade e ampliação das perspectivas Brasil África.

Dia de Jogos, apresentação de dança e percussão no campo da Ilha

Emocionante, vivo e revigorante

Nenhum comentário:

Postar um comentário