quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Inauguração do Centro Multimídia Tebenkam: celebração, festa, ritual e despedida!




No nosso último dia de atividades na Ilha, fomos participar da inauguração do Centro Multimídia Tebenkam.  Um dia inteiro de celebrações de diversas tabancas que trouxeram suas homenagens e apresentações culturais, especialmente danças e cânticos bijagós como o kundere. 


O bombolô, instrumento tradicional e sagrado de comunicação da cultura bijagó


Uma inauguração é um evento importante para toda a Ilha. Danças tradicionais, tambores tocando, bombolô conduzindo, oferendas de comidas, presentes de artesanatos e panos, exposição fotográfica Diáspora Revelada de Fafá Araújo, apresentações infantis, danças afro brasileiras, foi um dia intenso de beleza  e confraternização! 

Após um dia de celebrações e discursos, foi feito um ritual religioso bijagós, com dança e matança de uma vaca, que também serviria para alimentar as pessoas. Os homens e mulheres grandes defenderam que esse animal deveria pernoitar morto dentro do Centro multimídia, para dar sorte e que apenas no dia seguinte seria despostado para virar alimento. Assim ocorreu. A residencia foi encerrada com esse grande evento que trouxe um cenário híbrido onde o tradicional e o digital, elementos comunitários e de atores de outros países se interrelacionam.

















                              





Nenhum comentário:

Postar um comentário