terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Debates e Mobilização em torno da ampliação da participação das mulheres e da defesa de seus direitos!



Djumbai sobre os Direitos das mulheres coordenado por Natália Maria: potencializando as narrativas das mulheres de Bubaque
 
Na Ilha de Bubaque, os atores e parceiros locais, tem trazido à tona o tema dos direitos das mulheres. Por aqui, o tema, ainda reserva muitos tabus, mas encontramos muitas mulheres que estão rompendo o silêncio e dando o tom da defesa de seu corpo e da luta por igualdade de direitos. 


Jofesb: Jovens Feministas do Setor de Bubaque!


Jovens feministas da Ilha, sempre presentes e mobilizadas !

Nas mobilizações feitas, pudemos acompanhar e partilhar narrativas e experiências da vida, de dizer "basta" à formas de opressão. Algumas reflexões trazidas pelas mulheres daqui giraram em torno do respeito aos costumes tradicionais, que, uma vez que estes se enfraquecem, a mulher engravida muito cedo, perdendo a referencia dos cerimoniais de idade, outra questão gira em torno do direito ao estudo, aqui, predominantemente os homens é que são liberados para estudar fora. A questão do corpo e do respeito ao mesmo é sempre um tema atual: muitos casos de mulheres que são agredidas numa sociedade onde as questões de segurança e dos direitos humanos é ainda mais complicada por ser no continente africano, isso recai sobre a mulher com muito peso.

Foi muito feliz a atuação das mulheres da ilha nas mobilizações da semana da Jornada de Direitos Humanos, assim como os passos que vem sido trilhado para organizar grupos de mulheres e ter essa pauta de sensibilização na rádio local.

Marcha Contra a Violência contra a Mulheres na Ilha de Bubaque



Nenhum comentário:

Postar um comentário